Prof. Dr. Josimar Eloy está entre os 2% dos cientistas mais influentes do mundo pelo quarto ano consecutivo
Data da publicação: 5 de outubro de 2025 Categoria: NotíciasJosimar de Oliveira Eloy, docente do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC), integra, pelo quarto ano consecutivo, o seleto grupo dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, segundo levantamento anual conduzido pela Universidade de Stanford (EUA), em parceria com a editora científica Elsevier.

Prof. Dr. Josimar Eloy (Foto: Ribamar Neto/UFC)
A distinção foi divulgada no último dia 19 de setembro de 2025 e leva em consideração o impacto dos trabalhos científicos medido pelo número de citações na base internacional Scopus, uma das mais importantes ferramentas de análise bibliométrica do mundo. A lista global elaborada pela Universidade de Stanford avalia mais de 230 mil pesquisadores, com base em um indicador conhecido como c-score, que considera o número de citações, a autoria dos artigos, além da área de conhecimento. A análise cobre 22 campos e 174 subcampos científicos, permitindo uma avaliação precisa e comparativa entre os pares de cada área.
Referência nas áreas de nanotecnologia e tecnologia farmacêutica, este já é o quarto ano consecutivo que Prof. Dr. Josimar Eloy consta na lista dos 2% dos cientistas mais influentes globalmente, o que reforça sua posição consolidada no cenário científico internacional, principalmente com pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas avançados de liberação de fármacos com potencial aplicação no tratamento contra vários tipos de cânceres. Sua produção acadêmica inclui publicações científicas de alto impacto, patentes, colaborações internacionais e a liderança de grupos de pesquisa como o CEDEFAR-GPNANO, juntamente com a pesquisadora Profa. Dra. Raquel Petrilli.

Profa. Raquel e Prof. Josimar (Foto: Ribamar Neto/UFC)
Neste ano, 16 pesquisadores da instituição foram incluídos na lista de impacto ao longo da carreira. A presença contínua de professores da UFC no ranking da Elsevier reforça a excelência da pesquisa desenvolvida.
Fonte: Universidade de Stanford; Elsevier, 2025. UFC informa.
![]()
![]()
